domingo, 31 de maio de 2009

Crenoterapia: Banho de saúde e bem estar

Rios, córregos, estâncias hidrominerais e as enchentes casuais. O Sul de Minas é conhecido nacionalmente por sua água. Desde cedo, acostuma-se com a presença do elemento existente em grande quantidade no planeta chamado Terra. Ela sacia a sede, refresca o corpo em dias de calor, e é usada na limpeza da casa, roupas e carros. A água está presente até nas brincadeiras de infância, mas poucos sabem que ela também cura. A crenoterapia é a técnica que utiliza as águas minerais medicamentosas, como ajuda no tratamento de algumas doenças.

Esta terapia vai além dos copos de água ingeridos, pois também pode ser feita através dos banhos de imersão, aplicação de duchas, inalações ou até mesmo da irrigação interna. O diretor do Parque das Águas de Caxambu, Gilberto Rossi, avisa que é preciso pesquisar antes de tomar qualquer água, já que cada tipo possui uma composição físico-química diferente. “A fonte Duque de Saxe, por exemplo, é bicabornatada, age no pâncreas e no fígado”, diz.


A cidade é o único lugar do mundo a concentrar em um só local, doze tipos de fontes de água mineral com propriedades diferentes. Hipertensão, problemas de pele, intestino e rins são algumas das doenças que as águas de Caxambu podem ajudar a curar. A paciente mais famosa visitou a cidade ainda no tempo do Império. A Princesa Isabel, acompanhada do marido Conde d’Eu, buscava a cura de sua infertilidade. Através das águas ferruginosas da fonte, hoje denominada "Princesa Isabel e Conde d'Eu, ela curou-se de sua anemia e engravidou.

Isabel Silva, homônima da Princesa, também não podia engravidar, por causa de cálculos renais. Um nefrologista recomendou a crenoterapia como complemento do tratamento e depois de alguns meses, ela estava curada. O marido, Genilson Ribeiro, também faz uso das águas minerais. “Sempre usei água da fonte Viotti, mas foi através do problema de minha esposa que pude ver como a água é realmente curativa”, diz o maitrê que reside na cidade.


O administrador Alceu Pinheiro, de 84 anos, mora no Rio de Janeiro, e frequenta Caxambu há 56 anos. Ele tinha colite, uma inflamação do intestino, e estava em tratamento médico, sem resultado satisfatório. Foi atendido no Balneário, do Parque das Águas, e fez uso contínuo da fonte Viotti por vinte dias, além de duchas circulares. No terceiro dia, já podia comer normalmente. “Todos os sintomas desapareceram por completo, a crenoterapia é uma realidade. Cheguei a Caxambu em janeiro de 1953, por indicação de uma tia, à época frequentadora assídua desta encantadora cidade”, diz.

O químico Márcio Ferreira diz que além das composições naturais da água, é necessário verificar outros fatores, como a temperatura. “O banho quente provoca relaxamento, até certa moleza. Já no banho gelado, o ritmo respiratório aumenta e fica mais ativo. A propriedade térmica da água provoca diferentes reações no organismo”. Ele afirma ainda, que para pessoas que sentem dores físicas, uma fonte de água quente é a melhor opção. “Ela é chamada de hipertermal, a temperatura fica acima de 40ºC”, completa.

Gilberto afirma que a água pode perder a propriedade com o tempo. “O gás é volátil, então ele sai da água. Tem que beber direto da fonte, aí se obtém o efeito curativo, porque se ingere o gás também”. A Universidade Federal de Lavras, em convênio com o Parque das Águas, estudará uma forma de prolongar o efeito medicinal da água. Ele diz também que o Balneário Hidroterápico será reinaugurado em dezembro, após uma reforma. Além das melhorias na estrutura física, o local ganhará novos equipamentos como banheiras, inaladores, mesas de massagem e limpeza facial. Os banhos famosos no passado terão novas tecnologias, vindas do exterior. “Duchas escocesas e banhos turcos. Não tem balneário com todos esses equipamentos juntos no Brasil”, completa o diretor do Parque.
* Reportagem desenvolvida para o "Primeira Página", jornal laboratorial da Univas

2 comentários:

  1. EXCELENTE MATÉRIA.

    REALMENTE A ÁGUA É UM " BEM PRECIOSO " E

    PRECISA SER CUIDADO COM MUITO CARINHO !!

    SINUHE VIEIRA.

    www.transformacointerior.com.br

    ResponderExcluir
  2. hola! Eu realmente gostei deste blog

    ResponderExcluir